sábado, 23 de junho de 2012
CEM MIL CIVILIZAÇÕES EM NOSSA GALÁXIA
Um dos grandes nomes da Ufologia Brasileira é o de Basílio Baranoff, militar da Aeronáutica reformado e ex-integrante do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Centro Técnico Aeroespacial (CTA). A partir de janeiro de 2001. Baranoff coordenará o Núcleo Brasileiro em Educação Para o Espaço em São José dos Campos, com o objetivo de transferir os benefícios da exploração e conquistas espaciais para a Educação. Basílio Baranoff é ferrenho defensor da presença extraterrestre e, como militar da Aeronáutica aposentado, desfruta de grande prestígio na América latina. Transcrevemos trechos de um artigo publicado no jornal “Vale a Pena”, de São José dos Campos, que também passa a publicar “Contato Extraterrestre” com regularidade.
Apenas um instante no universo
Em 04 de outubro de 1957 teve início a Era Espacial. O Homem projetou, construiu e lançou o Sputinik. Em 69, a primeira viagem à Lua; em 90 colocou em órbita o telescópio espacial Hubble, revolucionando a Astronomia. Até dezembro de 1995, o Homem raciocinava com cerca de 100 bilhões de corpos, estrelas, planetas, cometas, etc.
Estamos sozinhos no Universo? Existe vida inteligente? Talvez sejamos a última geração sobre a Terra a pensar que estamos sozinhos.
Dois astrônomos americanos e dois alemães, trabalhando de forma independente, desenvolveram técnicas para a descoberta de novos planetas. E já catalogaram cerca de 28 novos corpos em outros sistemas solares. Carl Sagan afirmou que certamente existem civilizações mais antigas e mais avançadas que a nossa, em outros planetas. Os astrônomos já admitem a grande descoberta e, nos próximos 100 anos, o contato conosco. Alan Dresler, astrofísico americano, afirmou que encontrar um organismo extraterrestre será a mais importante façanha científica.
Calculando a chance de vida
O rádio-astrônomo Frank Drake e Carl Sagan desenvolveram uma equação matemática estimando, estaticamente, a existência de cerca de 100 mil civilizações apenas em nossa galáxia!!! A equação Ns x Fp x Ne x Fl x Fi x Fc x FL = N; onde:
Ns = representação do número de estrelas da Via-Láctea. Estimativa: 200 bilhões
Fp = fração de estrelas com planetas orbitando ao seu redor. Estimativa: 0,5
Ne = fração de planetas por estrela capazes de ter vida. Estimativa: entre 0,1 a 1,0
Fl = fração de planetas onde a vida se desenvolveu. Estimativa: entre 0,1 e 1,0
Fi = fração de planetas onde a inteligência pôde se desenvolver. Estimativa: 1,0
Fc = fração de civilizações que se comunicam. Estimativa: entre 0,1 e 0,9
FL = fração de tempos em que essa civillização enviou sinais. Estimativa: 0,000001
N = pelos cálculos (contas de Drake) existem cerca de 100 mil civilizações na Via-Láctea
por Basílio Baranoff
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário